Qual o Significado Espiritual da Cruz de Malta?

O significado espiritual da Cruz de Malta se relaciona com viver na verdade, ter fé, arrependimento, humildade, justiça, misericórdia, sinceridade e aceitar a perseguição!

A cruz de mata é um símbolo popular, comumente encontrado em medalhas de honra, brasões de armas, arquitetura, joias, companhias aéreas e equipe esportiva. Mas o que ela significa e por que é tão popular? Aqui está um olhar sobre sua simbologia.

História da Cruz de Malta

A cruz de malta está impregnada de história e política, fazendo sua primeira aparição notável na Idade Média durante as Cruzadas. A organização foi estabelecida durante as Cruzadas para cuidar dos peregrinos na Terra Santa.

Mais tarde, assumiu um papel mais militante, com os Hospitallers lutando ao lado dos Cavaleiros Templários. Como os cavaleiros permaneceram em Malta, a cruz ficou conhecida como a cruz maltesa.

No entanto, embora o símbolo seja popular em conexão com os cavaleiros, variações iniciais podem ser rastreadas até a era bizantina no século VI. O símbolo também é conhecido como a cruz de Amalfi, referindo-se à pequena cidade costeira de Amalfi, na Itália, onde alguns acreditam que ela surgiu pela primeira vez no século XI.

Qual o Significado Espiritual da Cruz de Malta?

Os oito pontos da cruz maltesa têm muitas interpretações, ligadas aos Cavaleiros e ao Cristianismo. No entanto, hoje, o símbolo transcendeu estas origens para representar conceitos universais.

  1. As oito línguas (ou regiões) de onde os Cavaleiros Hospitaller saudavam, inclusive: Provença, Aragão, Auvergne, Castela, Portugal, Itália, Alemanha e Inglaterra.
  2. Os oito pontos também são considerados como representando as oito obrigações ou aspirações dos cavaleiros. Estes são:
    • Viver na verdade
    • Ter fé
    • Arrepender-se dos próprios pecados
    • Para ser humilde
    • Para ser justo
    • Para ser misericordioso
    • Para ser sincero
    • Para suportar a perseguição
  3. Para muitos cristãos, a cruz maltesa representa as oito bem-aventuranças, narradas por Jesus no Sermão da Montanha, conforme delineado no Evangelho de Mateus.
  4. Um significado moderno dado à cruz maltesa não tem nada a ver com os cavaleiros. Em vez disso, os oito pontos simbolizam oito características de um bom socorrista. Estes são:
    • Observador – observe as causas e os sinais da lesão
    • Tato – investigar a história do caso e ao mesmo tempo ganhar a confiança do paciente e de quaisquer outros próximos
    • Recursos – utilizar os recursos disponíveis para administrar a situação da melhor maneira possível
    • Dextrous – assistir o paciente sem causar dor desnecessária
    • Explicito – dar instruções claras ao paciente e aos transeuntes para ajudar o paciente
    • Discriminatório – avaliar os ferimentos e lidar com aqueles que requerem atenção imediata
    • Perseverante – continue perseverando com a assistência, mesmo que ela pareça não ter êxito
    • Simpático – oferecer conforto ao paciente e reduzir o sofrimento
  5. A cruz maltesa simboliza coragem, honra e bravura, devido a suas associações com os Cavaleiros. Ela representa a “luta contra a boa luta”. É por isso que o símbolo é usado em todo o mundo em medalhas de honra, em lugares como Alemanha, Suécia, Polônia e Filipinas. A cruz maltesa é também um símbolo popular de brasão e brasão de família.
  6. A cruz maltesa é às vezes usada como símbolo dos corpos de bombeiros. Como tal, ela representa bravura e coragem diante da adversidade, com o objetivo de proteger e lutar pelos outros. Segundo a lenda, os sarracenos combateram os Cavaleiros com bombas de vidro de nafta, que acenderam e queimaram os Cavaleiros vivos. Os Cavaleiros bravamente lutaram para apagar os fogos e salvar seus camaradas. Isto levou à ligação entre os Cavaleiros e a cruz maltesa com a luta contra o fogo.