Qual o Significado Espiritual da Páscoa?

Conhece o significado espiritual da Páscoa? Coelhinhos de Páscoa, cestas, doces e vestidos de babados são bonitos, mas a Páscoa é muito mais do que isso.

Enquanto as visões de coelhinhos de pelúcia podem parecer encantadoras, o verdadeiro simbolismo da Páscoa é infinitamente mais. O significado espiritual da Páscoa alimenta a alma. Espiritualmente falando, a Páscoa é um feriado cristão.

O que é a Páscoa e por que a celebramos?

A Páscoa é um dia santo que honra o evento mais importante do cristianismo. A Escritura nos diz que Jesus foi morto e enterrado. Ele então ressuscitou dos mortos no terceiro dia. Tudo isso foi previsto ao longo do Antigo Testamento e por Jesus, ele mesmo. A Páscoa celebra a volta de Cristo à vida.

Nós celebramos porque fomos resgatados do pecado e da morte e trazidos à família de Deus por este ato de Jesus. Nossas falhas foram pagas integralmente e estamos ligados a Deus para sempre de uma forma que nunca foi feita antes desta obra de Cristo na Páscoa.

Por que celebramos a Semana Santa

A Páscoa é tão importante que há muitos dias santos que a antecedem. Há, de fato, uma estação inteira, celebrada por alguns cristãos, chamada Quaresma. A Quaresma começa 40 dias antes da Páscoa, iniciada na quarta-feira de Cinzas.

É um tempo de preparação espiritual e de jejum em antecipação à Páscoa. O Carnaval ou Ação de Graças foi iniciado como “uma última festa” antes da Quaresma, mas não é oficialmente reconhecido no Cristianismo.

Qual o Significado Espiritual da Páscoa?

Examinando os evangelhos, podemos determinar que o domingo foi o dia em que Jesus ressuscitou dentre os mortos. Em João 20 versículo 1, a história da ressurreição começa com “Cedo no primeiro dia da semana…”. Segundo a maneira judaica de calcular os dias, o primeiro dia da semana era domingo.

Na verdade, é porque a ressurreição ocorreu no domingo que os cristãos observam os domingos como o sábado ou dia santo para honrar a Deus. Até este ponto, os sábados eram considerados sagrados.

A importância da Páscoa

Jesus veio ao mundo como Deus e homem para trazer luz, vida e uma maneira para as pessoas terem um relacionamento próximo com Deus. O plano de Deus era que Jesus fosse crucificado na cruz para colocar à morte o poder do pecado em nós. Mas era também Seu plano para Jesus ser ressuscitado, permitindo-nos viver em unidade com Ele para a eternidade.

Se Cristo não fosse ressuscitado dentre os mortos, não haveria cristianismo!

A morte e a ressurreição de Jesus são tão importantes que toda a Bíblia desde o Gênesis até o Apocalipse aponta para este evento. É o momento culminante do plano de Deus, para que estejamos vivos em Cristo.

Por que lhe chamam Páscoa?

A palavra “Páscoa” não está na Bíblia. Na verdade, como “Sexta-feira Santa” também não é chamada de nada semelhante em outras línguas. Há várias teorias. Uma é que o nome Páscoa é na verdade inspirado pelo nome de uma deusa pagã da primavera e da fertilidade, “Eostre”. Outra é que ele se refere ao Oriente ou amanhecer… o retorno da luz.

A maioria dos outros idiomas se refere a este feriado como “Pascha” que no grego original significa “Ceia de Páscoa ou Cordeiro”. Paulo usa o termo em I Coríntios 5:7, “Porque Cristo, nosso cordeiro de Páscoa, foi sacrificado”. Portanto, o equivalente em inglês para a Páscoa em outras línguas seria “Domingo de Páscoa do Cordeiro”.

Celebrando o verdadeiro significado por trás da Páscoa

Nos Estados Unidos, a Páscoa tornou-se um feriado altamente secularizado. Não há nenhum foco em Jesus ou muito a ver com a fé cristã. Vestir-se, comida, doces e coelhinhos, especialmente atraentes para as crianças, têm tomado o centro das atenções.

Para aqueles que acreditam, é importante honrar o verdadeiro significado e ensinar nossas crianças a fazer o mesmo. Este ano, muitos de nós estaremos celebrando a Páscoa em casa apenas com nossa família imediata. É um bom momento para refletir sobre a poderosa e bela mensagem de redenção e esperança que temos em Cristo.

Ainda estamos planejando fazer uma caça ao ovo, comer doces e ter uma refeição especial. Estou até pensando em me vestir. Para nós, a igreja estará online e a conexão com os vizinhos acontecerá com decorações e ondas amigáveis. Ao comemorar, concordo com Paul que disse,