Qual o Significado Espiritual do Natal?

O significado espiritual do Natal é conhecido como o dia memorável do nascimento de Jesus, o Salvador. Embora seja verdade que o Natal é assim celebrado como o dia do advento de Cristo neste mundo.

No entanto, ele também simboliza uma verdade muito significativa da vida espiritual. Jesus Cristo viveu e simbolizou a Consciência Divina.

Ele é a própria personificação da Divindade. Ele nasceu numa época em que a ignorância, a superstição, a ganância, o ódio e a hipocrisia prevaleceram sobre a terra.

Os governantes eram arrogantes e iníquos. O povo era avarento, indolente e desatento. A pureza era esquecida. A moralidade era negligenciada. Tinham a intenção de adorar o mâmon do que de adorar a Deus. Não havia idealismo.

Em meio a estas condições, Cristo nasceu e Ele trabalhou uma transformação na vida das pessoas. Ele deu uma nova e espiritual mudança na vida do homem. Houve uma mudança sobre a terra. As pessoas começaram a ter um novo modo de vida. Assim amanheceu uma nova era para o mundo.

Qual o Significado Espiritual do Natal?

Aquelas condições de escuridão, impureza e materialismo que prevaleciam antes da vinda de Cristo significam para você o estado interior da personalidade do buscador antes que a discriminação tivesse surgido sobre ele e antes que um despertar espiritual tivesse acontecido. Nesse período, o buscador não tem nenhum pensamento sobre Deus ou vida espiritual superior.

Ele está imerso na busca das coisas materiais deste mundo físico externo. Ele é o escravo de seus sentidos. Ele não tem um ideal espiritual na vida. Ele está cheio de desejo. Arrogância, avareza e sensualidade caracterizam sua personalidade. Ele vive uma vida de luxúria, raiva, ganância, apego iludido, orgulho e ciúme.

Se este estado de coisas deve cessar e o buscador deve entrar em uma nova vida de aspiração espiritual, pureza e devoção, então o espírito de Cristo deve tomar seu nascimento dentro de seu coração.

Este é o simbolismo do verdadeiro Natal quando o elemento Divino começa a se expressar no coração do homem. A partir de então, a luz começa a brilhar onde antes estavam as trevas. A ignorância dá lugar ao início da sabedoria. A impureza é substituída pela pureza. O ódio cessa e o amor começa a desabrochar.

Em seu núcleo mais íntimo, o homem é essencialmente Divino. Mas sobre este campo da personalidade humana, duas forças continuam agindo. Elas são as forças do bem e do mal, da luz e das trevas. O Divino e o undivino operam ambos na consciência humana do homem.

Para superar e erradicar completamente os elementos undivinos e para manifestar plenamente o elemento divino supremo em toda sua luz radiante e glória, é preciso alcançar somente através da vivência da vida de Cristo, no máximo detalhe fiel. Esta é a vida espiritual. Esta é a Yoga. Esta é a Sadhana (prática espiritual). Este é o método de realização. Este é o grande caminho que nos leva à Imortalidade, à Suprema Alegria e à Paz Eterna.

Para que a vida de Cristo seja vivida, antes de tudo, a criança-Cristo tem que nascer em nós. Então somente a verdadeira vida espiritual começa para o aspirante. A primeira manifestação do impulso Divino na forma de aspiração espiritual e o reconhecimento do ideal espiritual significa o nascimento do menino Jesus dentro do ser do buscador.

A partir daí começa a vida da vida do Cristo em todos os seus detalhes espirituais de pureza sublime, fé na Divindade, misericórdia, compaixão, amor, altruísmo, desespero, oração, etc.

Daí começa a vida de sincera Yoga e Sadhana, de autodomínio e simplicidade, de serenidade e paz ininterruptas, equilíbrio mental, coragem inabalável diante de todas as oposições e perfeita dedicação ao culto a Deus através do serviço ao homem. Esta é a implicação espiritual dentro do Natal que é celebrado sem.

Com o advento deste espírito de Cristo no coração dos buscadores, todos os desejos humanos chegam ao fim e são substituídos por pura aspiração Divina superior, a Espiritualidade supera o materialismo.

Você se liberta de sua escravidão aos sentidos. Você começa a viver uma nova vida, uma vida divina de pureza, amor, renúncia, humildade, desapego e altruísmo. Sua vida se torna sublime como a vida de Cristo. Você começa a viver uma vida de completa fé e dependência de Deus.

Você sempre pensa em Deus, fala dEle e vive por Ele. Ajudar os outros se torna uma verdadeira alegria para você. Você se torna uma testemunha viva do Divino. Todas as atividades de sua vida fluem para Deus.