Como é a Aparência dos Anjos Segundo a Bíblia?

Como são os anjos? Por que eles foram criados? E o que fazem os anjos? Os seres humanos sempre tiveram um fascínio por anjos e seres angélicos. Durante séculos os artistas tentaram capturar imagens de anjos em telas.

Talvez o surpreenda saber que a aparência dos anjos segundo a Bíblia não descreve os anjos de forma alguma como eles são tipicamente retratados em pinturas. Uma passagem em Ezequiel 1:1-28 dá uma descrição brilhante dos anjos como criaturas de quatro asas. Em Ezequiel 10:20, nos dizem que esses anjos são chamados de querubins.

Como é a Aparência dos Anjos Segundo a Bíblia?

A maioria dos anjos na Bíblia tem a aparência e a forma de um homem. Muitos deles têm asas, mas não todos. Alguns são maiores do que a vida. Outros têm múltiplas faces que aparecem como um homem de um ângulo, e um leão, boi ou águia de outro ângulo.

Alguns anjos são brilhantes, brilhantes e ardentes, enquanto outros se parecem com humanos comuns. Alguns anjos são invisíveis, mas sua presença é sentida, e sua voz é ouvida.

Os anjos são mencionados 273 vezes na Bíblia. Embora não vamos olhar para cada instância, este estudo oferecerá uma visão abrangente do que a Bíblia diz sobre estas fascinantes criaturas.

1 – Os anjos foram criados por Deus.

No segundo capítulo da Bíblia, nos é dito que Deus criou os céus e a terra, e tudo neles. A Bíblia indica que os anjos foram criados ao mesmo tempo em que a Terra foi formada, mesmo antes da vida humana ter sido criada.

Assim, os céus e a terra, e toda a hoste deles, foram acabados. (Gênesis 2:1, NKJV)

Pois por ele todas as coisas foram criadas: coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos ou poderes ou governantes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. (Colossenses 1,16, NVI)

2 – Os anjos foram criados para viver por toda a eternidade.

A Escritura nos diz que os anjos não experimentam a morte.

…nem podem mais morrer, pois são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. (Lucas 20:36, NKJV)

3 – Os anjos estavam presentes quando Deus criou o mundo.

Quando Deus criou os fundamentos da terra, os anjos já haviam existido.

Então o SENHOR respondeu a Jó, fora da tempestade. Ele disse: “…Onde você estava quando eu coloquei os alicerces da terra? …enquanto as estrelas da manhã cantavam juntas e todos os anjos gritavam de alegria”… (Jó 38:1-7, NVI)

4 – Os anjos não se casam.

No céu, o homem e a mulher serão como os anjos, que não se casam nem se reproduzem.

Na ressurreição, as pessoas não se casarão nem serão dadas em casamento; serão como os anjos no céu. (Mateus 22:30, NVI)

5 – Os anjos são sábios e inteligentes.

Os anjos podem discernir o bem e o mal e dar insight e compreensão.

Sua serva disse: ‘A palavra de meu senhor, o rei, agora será reconfortante; pois como anjo de Deus, assim é meu senhor, o rei, no discernimento do bem e do mal. E que o Senhor vosso Deus esteja convosco” (2 Samuel 14:17, NKJV).

Ele me instruiu e me disse: “Daniel, eu vim agora para lhe dar uma visão e compreensão”. (Daniel 9:22, NVI)

6 – Os anjos se interessam pelos assuntos humanos.

Os anjos têm estado e estarão sempre envolvidos e interessados no que está acontecendo na vida dos seres humanos.

“Agora vim para explicar-lhes o que acontecerá com seu povo no futuro, pois a visão diz respeito a um tempo ainda por vir”. (Daniel 10:14, NVI)

“Da mesma forma, eu vos digo, há alegria na presença dos anjos de Deus por causa de um pecador que se arrepende”. (Lucas 15:10, NKJV)

7 – Os anjos são mais rápidos que os humanos.

Os anjos parecem ter a capacidade de voar.

… enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio até mim em vôo rápido por volta da hora do sacrifício da noite. (Daniel 9:21, NVI)

E vi outro anjo voando pelo céu, levando a eterna Boa Nova para proclamar ao povo que pertence a este mundo – a cada nação, tribo, língua e povo. (Apocalipse 14:6, NLT)

8 – Os anjos são seres espirituais.

Como seres espirituais, os anjos não possuem verdadeiros corpos físicos.

Quem faz de Seus anjos espíritos, de Seus ministros uma chama de fogo. (Salmo 104:4, NKJV)

9 – Anjos não são para ser adorados.

Os anjos às vezes são confundidos com Deus pelos humanos e adorados na Bíblia, mas rejeitam-na, pois não devem ser adorados.

E eu caí a seus pés para adorá-lo. Mas ele me disse: “Vê lá se não fazes isso! Eu sou seu companheiro servo e de seus irmãos que têm o testemunho de Jesus”. Adorai a Deus! Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia”. (Apocalipse 19:10, NKJV)

10 – Os anjos estão sujeitos a Cristo.

Os anjos são os servos de Cristo.

… que foi para o céu e está à direita de Deus, tendo os anjos e as autoridades e poderes sido submetidos a Ele. (1 Pedro 3:22, NKJV)