O que Significa Amor Segundo a Bíblia?

O amor segundo a Bíblia é sacrificial, generoso, sem fim, não um sentimento temporário ou uma atração. Por causa do amor de Deus pelo mundo, sabemos que o amor também é imerecido e muitas vezes não recíproco.

O que Significa Amor Segundo a Bíblia?

Sobre Amor-próprio

A Escritura fala sobre amar a si mesmo de duas maneiras diferentes:

Como uma suposição

Naturalmente amamos e cuidamos de nós mesmos. Note que a Bíblia nunca nos diz diretamente para amarmos a nós mesmos, porque é desnecessário. (Ela nos diz para amarmos a Deus e aos outros.)

Nós cuidamos de nossas próprias necessidades. Fazemos isso na medida em que nos colocamos a nós mesmos e nosso bem-estar, necessidades, desejos e ambições em primeiro lugar, diante de Deus e diante dos outros.

É por esta razão que a Palavra de Deus diz: “Não faça nada por ambição egoísta ou por vaidade”. Pelo contrário, em humildade, valorize os outros acima de si mesmo” (Filipenses 2:3). O problema não é que não nos amamos a nós mesmos, mas que nos amamos demais e aos outros pouco.

O amor-próprio pode facilmente passar de um estado natural para uma corrupção do que é natural. O objetivo, ao contrário, deve ser que o amor natural seja transformado em amor espiritual, ou como o de Cristo.

A maioria dos pecados provém do amor a si mesmo e da falta de amor a Deus e aos outros. Pense nisso: ódio, ganância, inveja, assassinato, briga, fofoca, calúnia, arrogância e orgulho, tudo isso resulta de um amor a si mesmo.

Quando nos amamos sem consideração por Deus ou pelos outros, o resultado é o pecado. Se a lei de Deus é resumida pelo amor a Deus e pelo amor aos outros (Mateus 22:37-40), então o pecado, definido na Escritura como “sem lei”, é qualquer pensamento, palavra ou ato vazio de amor (espiritual).

Como uma Corrupção

“Mas marque isto: As pessoas serão amantes de si mesmas, amantes do dinheiro, orgulhosas, orgulhosas, abusivas, desobedientes a seus pais, ingratas, profanas, sem amor, indulgentes, caluniosas, sem autocontrole, brutais, não amantes do bem, traiçoeiras, imprudentes, convencidas, amantes do prazer e não amantes de Deus – tendo uma forma de piedade, mas negando seu poder. Não têm nada a ver com tais pessoas” (2 Timóteo 3:1-5).

Você ouve o problema? Virá um dia (e esse dia já está aqui) em que as pessoas serão amantes de si mesmas sem amor pelos outros, amantes do prazer ao invés de amantes de Deus. O amor-próprio é natural, mas não é como o amor de Cristo ou o amor espiritual.

Como Deus Ama?

O amor espiritual não é amor-próprio, mas sim amor sacrificial.

“É assim que sabemos o que é o amor”: Jesus Cristo entregou sua vida por nós. E nós devemos dar nossa vida por nossos irmãos e irmãs”. Se alguém tem bens materiais e vê um irmão ou irmã em necessidade, mas não tem piedade deles, como pode o amor de Deus estar nessa pessoa? Queridos filhos, não amemos com palavras ou palavras, mas com ações e em verdade” (1 João 3:16-18).

De acordo com esta passagem, Jesus é a razão pela qual sabemos até o que é o amor espiritual! Ao dar Sua vida por nós, Ele nos ensinou tudo o que precisamos saber sobre o verdadeiro amor.

O amor espiritual é generoso, não egoísta ou ganancioso.

“Foi assim que Deus mostrou seu amor entre nós”: Ele enviou seu único Filho ao mundo para que pudéssemos viver através dele”. Isto é amor: não que nós amamos a Deus, mas que Ele nos amou e enviou seu Filho como sacrifício expiatório por nossos pecados” (1 João 4:9-10).

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

O amor espiritual é interminável, não é um sentimento temporário, uma emoção ou atração.

“Porque estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os demônios, nem o presente nem o futuro, nem nenhum poder, nem a altura nem a profundidade, nem qualquer outra coisa em toda a criação, poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:38-39).

Nada pode nos separar do amor de Deus! “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 João 4:8). Deus não só nos ama ou nos ensina a amar, Ele é amor!

Nós, por outro lado, amamos quem queremos, quando queremos, como queremos, se queremos, e na medida em que queremos, e depois afirmamos que amamos como Deus. Longe disso.

O amor espiritual é desmerecedor e muitas vezes não é recíproco.

“Ouvistes que foi dito: ‘Amai o vosso próximo e odiai o vosso inimigo’. Mas eu vos digo: amai vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem” (Mateus 5:43-44).

Aqui jaz o evangelho (boas novas) de Jesus Cristo: Porque Deus amou tanto seus inimigos (nós), que deu Seu único Filho, Jesus, para morrer por nossos pecados. Três dias depois de Sua morte, Jesus ressuscitou, conquistando a morte.

Através de sua morte, reconciliamo-nos com Deus (não mais inimigos, mas amigos!). Por causa d’Ele, podemos ser salvos. Quem crê em Jesus pela fé, terá a vida eterna!

“Pois se, sendo inimigos de Deus, fomos reconciliados com Ele através da morte de seu Filho, quanto mais, tendo sido reconciliados, seremos salvos através de sua vida”! (Romanos 5:10).

“Uma vez alienados de Deus e inimigos em suas mentes por causa de seu comportamento maligno. Mas agora Ele vos reconciliou pelo corpo físico de Cristo através da morte para vos apresentar santos aos seus olhos, sem mancha e livres de acusações – se continuardes na vossa fé, estabelecidos e firmes, e não vos afastardes da esperança contida no evangelho” (Colossenses 1:21-23).