Oração de Agradecimento: Como Fazer?

Conhece a oração de agradecimento? Uma oração, qualquer uma, é uma mensagem que a pessoa envia diretamente para o Universo da espiritualidade, seja qual for a crença que ela vivencia.

Pode ser um terço, um mantra, uma reza, qualquer tipo de mensagem que saia do fundo do coração, com fé, direcionada a uma intenção específica ou generalizada. Pode-se orar por um familiar doente ou pela paz no mundo, por exemplo.

A Oração de Agradecimento é uma das mais presentes em todas as crenças, pois movimenta a energia da gratidão, uma das mais importantes no dia a dia de qualquer pessoa.

A gratidão é o sentimento base para entrarmos em contato com as forças espirituais superiores.

Quais são os Salmos da Gratidão

Os Salmos são um conjunto de 150 cânticos, atribuídos, em sua maioria, ao Rei Davi. Estão presentes na Bíblia (Livro dos Salmos). São tradicionais no catolicismo e no judaísmo.

São inúmeros os Salmos ligados à gratidão, chegando a mais de 50 na visão de alguns pesquisadores e historiadores. No entanto, aquele que mais representa o sentimento de fé e gratidão pela proteção e o dom da vida recebida de Deus é o

Salmo 23*:

“O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

Refrigera minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor de seu nome.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal nenhum, pois Tu estás comigo, a Tua vara e Teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença de meus inimigos, unges minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

Muito obrigado, Senhor!”

*Salmo de autoria atribuída a Davi.

Como é feita uma oração de agradecimento?

Uma oração de agradecimento, assim como a maioria das orações, não exige regras específicas. No entanto, é preciso ter em mente que aquele é um momento especial de recolhimento, de comunicação direta com a energia do que há de mais divino na crença de uma pessoa.

Portanto, procure um local o mais calmo e silencioso possível, para facilitar a concentração e evitar interrupções.

À parte disso, devemos lembrar as partes mais importantes de uma oração: a intenção e a fé inabalável. A intenção é o objetivo.

Se for uma cura, por exemplo, encha-se desse sentimento antes de começar a orar. Lembre-se de casos de cura, imagine o ente querido curado e saudável. Então comece sua oração.

Oração de agradecimento: As melhores

Existem inúmeras orações de agradecimento e é fundamental não esquecer que, mais do que as palavras proferidas, a fé e a intenção são os ingredientes insubstituíveis, como dissemos acima. Eis algumas:

Oração de Agradecimento e Proteção

“Senhor, muito obrigado por mais um dia de vida. Muito obrigado porque até aqui o Senhor me ajudou.

Só tenho a Te agradecer por tudo que o Senhor é na minha vida. Por todas as vezes que o Senhor me sustentou, me fortaleceu e me acalmou.

Sou grato a ti, todas as manhãs quando abro meus olhos e vejo que o Senhor me deu mais uma oportunidade de vida.”

Oração de Agradecimento pela Família

“Divino Criador, Pai, Mãe, Filho!

Se eu, minha família, meus parentes e antepassados ofendemos você, sua família, parentes ou antepassados, em pensamentos, atos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente momento, nós pedimos o seu perdão.

Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura Luz. E assim é.

SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente,

SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.

SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.

SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Por este espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável,

SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins,

SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e no que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para a minha escassez.

SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.

SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados… TE AMO.

Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.

SINTO MUITO, TE AMO.”

Escolhemos essas duas, pois representam e podem ser feitas por pessoas de várias correntes espirituais. Mas é preciso ter em mente que existem centenas, talvez milhares de orações de agradecimento. Pesquise bastante e escolha aquela que tocar seu coração.

Embora existam orações com objetivos bem específicos, qualquer oração de gratidão pode ser utilizada em prol de qualquer objetivo: trabalho, família, saúde, resolução de problemas, ou simplesmente por ter recebido a graça de abrir os olhos e receber mais um dia de vida para ser preenchido com boas realizações. Lembre-se: fé e intenção direcionarão suas preces.

Dúvidas comuns

Como agradecer em poucas palavras?

As centenas (talvez milhares) de orações de agradecimento que existem desde os tempos mais remotos são poderosos formatos de canalização da fé em direção da gratidão.

No entanto, o Universo Espiritual e os poderes superiores têm sabedoria e compreensão suficientes para acolher mesmo que sejam poucas palavras.

Um “muito obrigado” dito com fé e emoção, olhos voltados para o alto, é extremamente poderoso desde que dito com extrema sinceridade. Falar por falar é vazio de significado. Um sentimento legítimo e puro de gratidão deve estar presente nas suas palavras de agradecimento.

Como se aprende a orar?

Se você quer aprender uma oração específica, tenha sempre consigo uma cópia daquela oração. Deixe na carteira, ao lado da cama, no local de trabalho.

Com o tempo você acabará decorando. Mas lembre-se: todos sabemos orar. Peça à força superior de sua crença com fé, intenção, bondade e pureza. Use as palavras que vierem do seu coração e já estará orando.

Embora possam ser feitas a qualquer hora do dia, o melhor horário é à noite, antes de dormir, quando colocamos a cabeça no travesseiro e revisamos tudo o que aconteceu durante o dia.

E a dica mais importante: não se lembre de agradecer orando apenas quando uma graça é recebida ou alcançada. Agradeça mesmo pelas dificuldades, pois elas são as principais fontes de ensinamento e autoconhecimento.

Lembre-se de agradecer pelas coisas às quais nos acostumamos e esquecemos de mostrar gratidão: um prato de comida, roupa para vestir, um teto sobre nossas cabeças e o simples fato de estarmos vivos e plenos de possibilidades. Namastê!