Oração para Pedir Perdão: As Melhores

Já fez alguma oração para pedir perdão? Poucos sentimentos são tão puros, quando verdadeiros, do que o desejo de perdoar ou ser perdoado.

É como a frase atribuída a Willian Shakespeare: “O ódio (ou raiva, ressentimento) é um veneno que tomamos esperando que o outro morra.”

Qualquer sentimento negativo que carregamos em nosso coração fará mal apenas a nós mesmos. Por isso não há vergonha nenhuma em pedir perdão, assim como só fará bem a você perdoar alguém.

Lembre-se, perdoar não necessariamente aceitar novamente aquela pessoa em nossas vidas como se nada tivesse acontecido, mas nos livrar-nos de um sentimento que só atrapalha nosso crescimento espiritual.

Quais são os Salmos do perdão?

Conforme se sabe, Os Salmos são 150 cânticos entoados especialmente por praticantes do cristianismo e judaísmo, sendo a criação da maior parte deles atribuída a Davi.

Existem inúmeros salmos que podem ser interpretados como relacionados ao perdão, mas sem dúvida o Salmo 51 é o que fala mais diretamente sobre o assunto:

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.”

Como fazer a oração para pedir perdão?

  • Em primeiro lugar consulte seu coração se o sentimento do perdão emana da sinceridade e do amor. Sem amor e verdade não é possível perdoar ou ser perdoado.
  • Procure um local adequado para suas orações, onde possa ficar sozinho e não ser interrompido por outras pessoas. Locais cercados pela natureza são os ideais.
  • Procure dizer a oração em voz alta. Isso não tira o valor da oração repetida mentalmente, mas as vibrações emanadas pelas palavras de bem têm efeito de paz e cura em quem as recita.

O que Jesus fala sobre o perdão?

É muito comum, ao assistirmos filmes e encenações sobre a vida de Cristo, que estes sejam muito mais focados em seus sofrimentos e curas milagrosas.

No entanto, o que existe de mais poderoso na passagem de Cristo pelo nosso plano espiritual foram as mensagens que falam de amor e perdão.

Vejamos trecho da própria oração do Pai Nosso: “perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido”.

Quantas vezes já repetimos essas palavras, mas como algo decorado e desprovido de significado? É preciso viver as palavras e não apenas repeti-las de forma automática. Lembre-se dos dois pilares da oração verdadeira: a fé e a intenção.

Como fazer a oração para pedir perdão?

Em primeiro lugar, em algum momento, se for possível, peça perdão primeiro à pessoa que é o objetivo do seu pedido. Sim, não é nada fácil, mas lembre-se: para o plano espiritual é indiferente se a pessoa vai perdoar você ou não.

O que vale é a intenção pura dentro de você, uma urgência espiritual que irá lhe colocar em paz consigo mesmo e com a espiritualidade.

Agora, se houver fatores que impeçam esse pedido de perdão direto (falecimento, distância ou a própria negativa da pessoa de falar com você) a oração cumpre esse papel com a mesma eficiência.

Procure dentro de você o sentimento mais profundo e sincero de perdão que houver e assim que ele vier à tona, faça a oração do perdão.

Oração para pedir perdão a Deus

“Ó Deus, todo poderoso em sua sabedoria.

Sei que errei e me afastei da pureza dos Teus ensinamentos.

Perdoa-me pelos meus deslizes e pelo mal que estes causaram a outras pessoas.

Ó Deus todo poderoso, perdoa-me pelas minhas falhas, Tu que me fizeste humano e colocou-me neste plano para aprender com meus deslizes.

Ó Deus, me acolhe em seu perdão infinito neste momento em que me sinto tão pequeno diante das fraquezas, aquelas que se a mim se apresentaram e a elas sucumbi.

Ó Deus, peço perdão e me coloco novamente em posição de, humildemente, continuar a receber Teus ensinamentos de amor e compaixão. Amém.

Oração curta para pedir perdão a Deus

A oração mais curta que existe para se pedir perdão a Deus é, por incrível que pareça, é aquela que sai com mais frequência de nossos lábios: “Que Deus me perdoe!”.

Geralmente ela sai quase que imediatamente após dizermos ou desejarmos algo de ruim a outra pessoa. Às vezes sai até antes: “Deu que me perdoe, mas queria que fulano se desse mal em algum negócio ou empreendimento”.

Vigie a si mesmo, palavras e pensamentos são extremamente poderosos. Peça perdão por palavras, desejos e pensamentos negativos dirigidos a outros, independentemente do que estes nos tenham feito. Ao mal se retribui com amor e perdão e não com mais maldade ou outros sentimentos de baixa energia.

Oração para pedir perdão por traição

Deus todo-poderoso, perdoa-me, pois cometi uma traição.

E ao fazer isso, não só traí as pessoas que em mim depositavam sua confiança, como traí Teus próprios ensinamentos.

Procurarei a pessoa que foi alvo de minha traição e a ela não só pedirei perdão, como procurarei reparar meu erro da melhor forma possível.

Deus todo-poderoso, faz desse episódio um ensinamento tão forte que esse erro nunca mais se repita, pois confiança é o maior presente que a alguém pode ser dado. Amém.

Oração para pedir perdão à mãe

Minha mãe, me perdoe por minhas muitas falhas, faltas, mentiras e vícios.

Minha mãe, me perdoe por não colocar em prática na minha vida todos os ensinamentos de Deus que a mim transmitistes com tanto amor, fé e paciência, mesmo quando sabias que eu mal lhe prestava a atenção devida.

Minha mãe, me destes a vida e dentro de você vivi e me nutri por meses, me perdoa por meus pecados e todas as decepções e tristezas que lhe causei.

Minha mãe, meu Deus, o caminho do bem e da retidão ora à minha frente se apresenta. Nele seguirei segurando nas mãos de seus ensinamentos. Amém.

Dúvidas Comuns

Fazer Oração para pedir perdão é uma humilhação?

Nunca! Pedir perdão de coração é um ato de grandeza de caráter, em que reconhecemos os limites de nossa humanidade e a possibilidade de cometermos erros.

Não transforme esse ato de humildade em uma repetição automática, como se o perdão fosse um aval para continuar errando. Aprenda com seus erros para não repeti-los mais.

Fazer oração para pedir perdão é sinal de fraqueza?

Ao contrário. Pedir perdão de modo humilde e sincero é característica destinada aos fortes de espírito.

A reação da pessoa a quem pedimos perdão não é parte do nosso processo de cura. Se ela não quiser te perdoar, é um processo emocional que precisa de cura nela, não em você agora que pediu perdão com sinceridade.

Como devemos perdoar as pessoas?

Com amor, sinceridade e, principalmente, empatia. Isso não significa que tudo voltará a ser como antes ou que aquela pessoa deva continuar fazendo parte de sua caminhada. Parcela importante do processo de perdão é, por vezes, deixar ir. Em paz. Sem sentimentos duros deixados para trás.

Como pedir a Deus por um pecado grave?

Isso depende da sua crença. O que é Deus? O que é pecado? O que é considerado grave?

Isso pode variar bastante de acordo com a corrente espiritual que seguimos. Mas como regra geral,o arrependimento, o aprendizado e a reparação devem ser do tamanho e da importância do pecado cometido.

O que fazer para se redimir dos pecados?

Novamente, isso vai depender da religião ou da egrégora espiritual seguida por aquela pessoa. Na religião católica, por exemplo, após uma confissão é pedida uma certa quantidade de orações (Pai Nosso, Ave Maria e outras). Eu outras existirão certamente formas diferentes de redenção.

Mas o principal para a redenção de um pecado deve se sustentar em três pilares: reconhecimento de que pecamos, reparação pelo mal eventualmente causado e o pedido de perdão em si, seja para Deus, uma pessoa específica ou toda uma irmandade ou comunidade. Namastê!

Confira: