Qual o Significado Espiritual de Alfa?

O significado espiritual de alfa tem a ver com dominância, com a representação do Deus na Bíblia, com o início e o fim de tudo e perspectiva da eternidade.

O que significa o símbolo alfa? Para que é utilizado o alfa e de onde ele vem? As respostas a todas estas perguntas estão neste post explicando o símbolo alfa e seu significado em detalhes, assim como seu uso dentro do contexto de “Alfa e Ômega”.

Qual o Significado Espiritual de Alfa?

Em soluções algébricas em matemática, o símbolo alfa é às vezes usado para denotar quantidades como ângulos.

Na química física, é utilizado para representar o coeficiente de expansão térmica de um composto.

Nas áreas de química e física, o símbolo alfa também é usado para representar o carbono alfa, partículas alfa, força de interação eletromagnética, aceleração angular e radiação alfa.

O símbolo também é usado para denotar o lobo (ou cão) mais dominante em uma matilha. É também de onde vem a frase “macho alfa”.

Alfa e Ômega – Significado e Origens

Se quisermos examinar o significado do símbolo alfa, definitivamente devemos começar com a explicação do significado da frase “Alfa e Ômega”. Afinal de contas, este contexto religioso é o uso mais proeminente e popular de ambos os símbolos.

Alfa e ômega são as primeiras e últimas letras do alfabeto grego, respectivamente. Esta frase, que tem sido amplamente utilizada para representar o deus cristão e sua eterna existência, na verdade derivou da Bíblia.

No livro final do Novo Testamento (a Bíblia Cristã), o Apocalipse 1:8 diz: “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “quem é, e quem foi, e quem há de vir, o Todo-Poderoso”.

Apocalipse 21:6 diz como “Eu sou o Alfa e o Ômega, o início e o fim”. Eu darei gratuitamente àquele que tem sede da fonte da água da vida”.

Finalmente, Apocalipse 22:13 vai como “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim”.

Outros versículos bíblicos que se referem à natureza eterna de Deus como o Alfa e o Ômega são os seguintes:

“Eu sou o primeiro e o último” (Isa. 44:6)

“De eternidade a eternidade tu és Deus” (Sl. 90:2)

Deus declara sua natureza eterna e que ele é o começo e o fim de tudo o que existe usando as primeiras e últimas letras do alfabeto grego.

Numa nota lateral, no judaísmo, a verdade é considerada como “o selo de Deus” e “emet”, a palavra hebraica para verdade, começa e termina com a primeira e última letras do alfabeto hebraico, aleph e tav, respectivamente.

Portanto, pode-se dizer que os conceitos de “emet” e “alfa e ômega” usados para representar Deus em duas das religiões mais proeminentes do mundo, são semelhantes neste sentido.

Os símbolos/letras alfa e ômega eram usados na arte e esculturas cristãs primitivas, além de serem inscritos em cruzes usadas naqueles tempos.

Estes símbolos eram usados ao lado de “chi” e “rho”, as duas primeiras letras da palavra “Cristo” em língua grega (Χριστός/Christós).